segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PROJETO: Carnaval – Repensando as conseqüências dos excessos


PROJETO: Carnaval – Repensando as conseqüências dos excessos
JUSTIFICATIVA: O início do ano letivo é marcado pela festa mais tradicional de nosso país: o Carnaval. Este projeto visa aproveitar o tema para ampliar os conhecimentos de nossos alunos sendo interessante resgatar a tradição das fantasias e o do baile de máscaras, além de apresentar à turma algumas marchinhas carnavalescas. O carnaval é um dos temas mais ricos a cultura popular brasileira. E é uma referência no calendário mundial. O Brasileiro é conhecido por sua alegria e samba no pé. Em todas as regiões do país, manifestações animam a população que pula, brilha, canta, samba e emociona.
OBJETIVOS:
·         Desenvolver a criatividade e auto expressão de sentimentos
·         Despertar a curiosidade pelo mundo social formulando perguntas e hipóteses
·         Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando
·         Refletir com os alunos sobre os excessos praticados nessa época do ano e os males que eles podem causar aos foliões
·         Demonstrar o Carnaval Brasileiro como forma de expressão cultural
·         Desvincular o significado divulgado pela mídia de que Carnaval é sinônimo de sensualidade e bebedeira
·         Conhecer a história do Carnaval no Brasil e suas características
·         Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão
·         Desenvolver o gosto por poemas e musicas
·         Socializar

DESENVOLVIMENTO
·         Iniciar sondando os conhecimentos prévios dos alunos através de roda de conversa (Se gostam ou não de Carnaval, o que costumam fazer nesse período, se lembram como foi a ultima comemoração), dar espaço para que possam expor suas histórias.
·         Instigar os alunos a dizer palavras que lembram relacionadas ao Carnaval, listar todas as palavras em um cartaz conforme forem sendo lembradas e expostas, registrar o máximo de palavras possíveis, com a lista pronta, propor ao aluno para ilustrar as palavras com recortes de revistas e livros velhos. Após o cartaz será fixado na sala de aula.
·         Sondar se conhecem alguma música carnavalesca, apresentar um vídeo com marchinhas tradicionais
·         Brincar de “Batata quente” utilizando as marchinhas tradicionais
·         Apresentar canções carnavalescas atuais como: samba enredo, axé, frevo e forró – as diferenças entre ritmos e melodias
·         Contar a história do Carnaval com vídeo de carnaval na diferentes regiões brasileiras
·         Confeccionar máscaras e adereços
·         Brincar com um baile no dia da “Baladinha Aniversariantes”, com alunos fantasiados, confete, serpentina,
·         Filmar/registrar para posterior apresentação para responsáveis
 RECURSOS
Revistas,  jornais, cola, tesoura, sulfite, cartolina, retroprojetor, notebook, Tv, lantejoulas, serpentina, cola colorida diversas cores, cartolina, EVA, glitter diversas cores
AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo sendo a avaliação de forma contínua e diagnóstica

Luciandréa Camargo – Pedagoga - 2015