terça-feira, 26 de julho de 2011

Augusto Cury

"Os professores fascinantes se atualizam constantemente e descobrem ferramentas pedagógicas capazes de provocar impactos emocionais nos alunos para estimular o desenvolvimento da inteligência. Sabem que sua marca é a paixão, a garra, o entusiasmo.".


(Augusto Cury)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PLANO AULA VERBOS 3º SÉRIE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO /PLANO DE TRABALHO


ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A



PLANO DE TRABALHO/REGÊNCIA

ESCOLA: D. PEDRO I

TURMA: 3º ano

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem oral e escrita

CONTEÚDO: Reconhecimento da presença em produções textuais e domínio ortográfico dos: verbos

OBJETIVOS:

• Desenvolver atenção e concentração

• Entender o conceito de verbo e o seu uso

• Reconhecer verbos em diferentes atividades

DESENVOLVIMENTO

Iniciarei a aula convidando os alunos a assistirem a musica Aquarela de Vinicius de Moraes e Toquinho:

Aquarela (Toquinho e Vinicius de Moraes)



Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva

E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino uma linda gaivota voar no céu



Vai voando contornando

A imensa curva Norte-Sul

Vou com ela viajando

Havaí, Pequim ou Istambul.

Pinto um barco a vela branco navegando

É tanto céu e mar num beijo azul

Entre as nuvens vem surgindo

Um lindo avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar

Basta imaginar e ele está partindo

Sereno indo

E se agente quiser

Ele vai pousar



Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida

Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida

De uma América outra consigo passar num segundo

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo

Um menino caminha e caminhando chega no muro

E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está



E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença muda nossa vida

E depois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos juntos numa linda passarela

De uma aquarela que um dia enfim

Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

Que descolorirá

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Que descolorirá

Giro um simples compasso e num círculo eu faço um mundo

Que descolorirá

E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva

Que descolorirá



Em seguida entregarei a letra da música impressa para os alunos, explicarei que na letra da musica existem lacunas, espaços vagos que terão de ser preenchidos por eles, por isso precisam prestar bastante atenção na letra da musica, ouviremos a musica novamente, se necessário ouviremos mais vezes até que os alunos completem as lacunas, farei a correção lendo em voz alta dando ênfase nas palavras que indicam ações. Após a correção explicarei que as palavras que eles preencheram no caderno e no cartaz expressam uma ação, e que essas ações recebem um nome: VERBO, exemplificando uma a uma, como por exemplo:

• Desenho é uma ação do verbo desenhar

Pedirei para que os alunos colem no caderno a letra da musica e copiem o texto que passarei no quadro negro.

TEXTO:

VERBOS

São palavras dentro de uma frase que expressam ações



Exemplo: João escova os dentes



Alguns verbos podem expressar:



Estado: Exemplo: Rafael esta feliz



Fenômenos da natureza: Exemplo: Ontem choveu



Ao término dessa atividade, farei a leitura do texto escrito no quadro negro e aplicarei a primeira atividade:



Farei a correção individualmente e pedirei para que colem a atividade no caderno.
1º ATIVIDADE
2º ATIVIDADE
3º ATIVIDADE
4º ATIVIDADE

O CEBOLINHA E O CASCÃO VIVEM APRONTANDO COM A MÔNICA, PODEMOS OBSERVAR NO DESENHO QUE ELES ESTÃO TENTANDO FUGIR, JÁ APRENDEMOS QUE FUGIR É UM VERBO, ENQUANTO ELES TENTAM FUGIR VAMOS ENCONTRAT OS 7 ERROS?

5º ATIVIDADE

Cada aluno recebera uma cartela que contem palavras que expressam ações - verbos, explicarei a dinâmica da brincadeira, os alunos farão a marcação com lápis de cor, ganha aquele que preencher toda a cartela – “cartela cheia”, gritando a palavra: Bingo!



Abaixo está a sua cartela de bingo, nela estão escrito vários verbos, vamos prestar atenção na palavra sorteada pela professora, se você tem essa palavra em sua cartela escolha um lápis de cor e marque com um X na palavra, ganha o bingo quem marcar todos os verbos primeiro, você está sentindo que está com sorte? Vamos lá e boa sorte!



BINGO DOS VERBOS

RECURSOS: TV, Cd, Pen Drive, música, filme, atividades impressas, lápis de cor, cartaz, quadro negro, caderno e cola



AVALIAÇÃO: Será feita através da observação da participação dos alunos nas atividades propostas



REFERÊNCIA

• Caderno Pedagógico – Ensino Fundamental, SME – 2008

• www.webpicasa – atividades escolares, extraído em 28/05/2011

• BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. Ed. São Paulo, 1997